Geral Começa a retirada de óleo de navio encalhado no Maranhão - SAJ PUBLICIDADE

DESTAQUES

quarta-feira, 11 de março de 2020

Geral Começa a retirada de óleo de navio encalhado no Maranhão


Duas semanas após o navio MV Stella Banner encalhar a cerca de 100 quilômetros (km) da costa brasileira, no canal da Baía de São Marcos, no Maranhão, as empresas contratadas pela armadora sul-coreana Polaris Shipping começaram a retirar parte das cerca de 3,4 mil toneladas de óleo armazenadas no tanque da embarcação. As informações são da Agência Brasil.

A complexa operação de transferência do óleo chegou a ser anunciada para começar entre domingo (8) e terça-feira (10), mas teve que ser adiada devido às condições adversas em alto-mar. Hoje (11), no entanto, com as condições de segurança adequadas, as equipes contratadas puderam começar o serviço.

De acordo com a Marinha, os trabalhos foram iniciados por volta das 14h, após a realização de testes no sistema de transferência.

Além da grande quantidade de óleo necessário para abastecer o MV Stella Banner, o navio também está carregado com cerca de 275 mil toneladas de minério de ferro pertencente à mineradora brasileira Vale.

O receio de ambientalistas e autoridades marítimas e ambientais é que um eventual vazamento de minério de ferro ou de óleo cause danos ao meio ambiente. O local onde o navio está encalhado fica próximo ao Parque Estadual Marinho do Parcel de Manuel Luís, uma unidade de conservação brasileira de proteção integral a 45 milhas náuticas da costa maranhense. (Metro1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião!